Hoje, dia 1º de agosto, está sendo aberta em todo o mundo a Semana da Amamentação. Mas o leitor habitual deste blógue deve estar se perguntando “mas por que cabrunco o Leonardo está falando de amamentação?”. É porque o assunto é importante, é porque existe uma rede mundial de blógues tratando do tema e porque aqui em Sergipe há várias ações que podem ser feitas para ajudar.
Comemorada anualmente em mais de 120 países, a Semana Mundial da Amamentação é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, concebida em 1992 com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Para este ano o tema escolhido foi 'Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar', para que os familiares da lactante apóiem e propiciem um ambiente adequado para a amamentação.
O Estado tem um banco de leite humano, o Marly Sarney. Em meados de julho, a informação era de que a quantidade de leite tinha passado 21,9 litros em abril para 57,21 litros em junho, um acréscimo de 161% em dois meses. Se o trabalho feito pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes para ampliar o número de doações surtiu efeito, a quantidade coletada não é a ideal, já que a maternidade precisa de algo entre 100 e 120 litros de leite por mês.
Outro dado é que nos primeiros seis meses de 2008 foram coletados 282,72 litros de leite materno e distribuídos 392,76 litros. Mesmo assim, o estoque não é o ideal para a manutenção dos recém-nascidos prematuros de baixo peso que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonoatal (UTIN) das maternidades.
A amamentação é importante por diversos motivos. O leite de peito é o alimento mais completo que existe para o bebê. É de fácil digestão, não sobrecarrega o intestino e os rins e ainda protege o bebê da maioria das doenças. Amamentar é prático. Não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar. Além disso, o leite materno está sempre pronto, a qualquer hora ou lugar.

O ato de amamentar transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e o bebê. A mãe também fica protegida contra a perda de sangue em grande quantidade depois do parto e contra a anemia. E como a natureza é sábia, a amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e de ovário.
Então, galera, o CajuNews se soma à rede blogueira. E, para terminar, os endereços de bancos de leite humano em Sergipe.
Hospital e Maternidade São José
Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel
Rua Jackson de Figueiredo, 401, Centro
Itabaiana - CEP: 49500-000
Tel.: (79) 3431-2290
Maternidade Hildete Falcão Baptista
Banco de Leite Humano Marly Sarney
Rua Recife, s/n, bairro José Conrado de Araújo
Aracaju - CEP: 49085-310
Tel.: (79) 3226-6335
Maternidade Zacarias Júnior
Serviço de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno Zóed Bittencourt
Rua Hipólito Santos, s/n, Centro
Lagarto - CEP: 49400-000
Tel.: (79) 3631-9604
3 comentários:
AÊ LEONARDO ZANELLI!!!
Mandou ver no post, hein?
ADOREI!
Estou chegando, viu?
E esse bota-fora, é qdo?
Aproveito pra bebemorar a minha OAB!
Beiinhos
P.S- Post legal mesmo!
Ahhh simmmmm...
Grande Rogério Carvalho...
Trabalhar com ele é, no mínimo, PRIVILÉGIO.
Imagine quase 5 anos tendo esse Secretário como chefe?
O resto... Ah, o resto é o resto...
Beijos
Eu tive esse moço chamado Rogério como chefe um ano e meio e posso dizer que, sem dúvida, ele É O CARA! Quanto ao post, parabéns, menino politicamente correto. Só faltou dar o crédito da imagem a Márcio Garcez. Agora está dado. Aliás, acho que você fez esse post só porque Kadydja é noiva... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Postar um comentário